Dores lombares: como tratar

Muitas pessoas sofrem com dores lombares ao longo de suas vidas. A boa notícia é que as lombalgias normalmente se resolvem em um período de poucas semanas ou meses. Entretanto, para algumas pessoas, pode durar por vários meses ou anos, com períodos de crises e remissões. Comumente, a causa de lombalgias intermitentes, não podem ser visualizadas em exames de ressonância magnética e Raio-X, o que pode ser frustrante. A dor é muito real, intensa, e pode ter um impacto real na vida da pessoa.

Exercícios, Terapia Manual e orientações são os melhores tratamentos para dores lombares. Em razão da dor de cada pessoa ser diferente, com diferentes impactos em sua vida diária, o tratamento deveria ser personalizado aos sintomas únicos do indivíduo, diagnóstico, valores, preferências e objetivos.

Quando as lombalgias duram mais de 3 meses ou voltam de tempos em tempos, muitos tipo diferentes de exercícios podem ajudar, incluindo exercícios aquáticos, exercícios aeróbicos como caminhar, nadar, pedalar e dançar; e exercícios de fortalecimento com pesos, faixas elásticas ou o peso do corpo. Para dores lombares recentes, exercícios de fortalecimento acompanhado por um Fisioterapeuta ou exercícios específicos para músculos lombares e abdominais podem funcionar melhor.  

A Terapia manual pode incluir massagem ou mobilizações articulares ou teciduais. Esse tipo de mobilização pode reduzir a rigidez e melhorar a mobilidade da coluna dorsal.

As orientações (desempenham um papel fundamental nos resultados do tratamento) podem ajudar os indivíduos a entender (1) o que causa as dores lombares, (2) o que faz as dores melhorarem ou piorarem, e (3) estratégias de como lidar com as dores lombares, com indicações de como realizar suas atividades com segurança.

Em caso de lombalgia persistente, PROCURE ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO.  

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Posso te ajudar?