Muitas pessoas sofrem com dores lombares ao longo de suas vidas. A boa notícia é que as lombalgias normalmente se resolvem em um período de poucas semanas ou meses. Entretanto, para algumas pessoas, pode durar por vários meses ou anos, com períodos de crises e remissões. Comumente, a causa de lombalgias intermitentes, não podem ser visualizadas em exames de ressonância magnética e Raio-X, o que pode ser frustrante. A dor é muito real, intensa, e pode ter um impacto real na vida da pessoa.
Exercícios, Terapia Manual e orientações são os melhores tratamentos para dores lombares. Em razão da dor de cada pessoa ser diferente, com diferentes impactos em sua vida diária, o tratamento deveria ser personalizado aos sintomas únicos do indivíduo, diagnóstico, valores, preferências e objetivos.
Quando as lombalgias duram mais de 3 meses ou voltam de tempos em tempos, muitos tipo diferentes de exercícios podem ajudar, incluindo exercícios aquáticos, exercícios aeróbicos como caminhar, nadar, pedalar e dançar; e exercícios de fortalecimento com pesos, faixas elásticas ou o peso do corpo. Para dores lombares recentes, exercícios de fortalecimento acompanhado por um Fisioterapeuta ou exercícios específicos para músculos lombares e abdominais podem funcionar melhor.
A Terapia manual pode incluir massagem ou mobilizações articulares ou teciduais. Esse tipo de mobilização pode reduzir a rigidez e melhorar a mobilidade da coluna dorsal.
As orientações (desempenham um papel fundamental nos resultados do tratamento) podem ajudar os indivíduos a entender (1) o que causa as dores lombares, (2) o que faz as dores melhorarem ou piorarem, e (3) estratégias de como lidar com as dores lombares, com indicações de como realizar suas atividades com segurança.
Em caso de lombalgia persistente, PROCURE ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO.